Nova Liebherr 60t Truk Crane
Apesar do cenário de crise mundial a indústria de guindastes continua acreditando em uma reversão a médio prazo e investindo em novas tecnologias.
Desta vez foi a gigante Liebherr que apresentou seu novo guindaste sobre caminhão para 60t, o LTF1060-4.1, sendo o maior de sua série que conta com as capacidades de 35t e 45t.
Este equipamento foi projetado para instalação sobre chassi 8X4 de linha, em especial o Scania CB 8X4 MHZ. Voltado a serviço de taxi, spot, ou traduzindo para nosso português, serviço de curto prazo, por ter motor mais econômico e preço mais acessíve que os ATs.
Suas vantagens mais diretas sobre os AT é a facilidade e custo de peças no que tange ao caminhão por serem produzidas em grande escala, custo dos pneus que são 20% dos AT e pode ter cabine leito.
Oque também traduz sua vocação para serviço taxi é seu peso de viagem, sendo que o total com contrapeso de 10,2t não excede o peso de 9t por eixo nos eixos dianteiros e 10,2t no eixos traseiros . Reduzindo os contrapesos pode ficar com o peso mágico de 33t.
Em seu patolamento totalmente extendido tem 6,80m de patola, podendo ser reduzido para 6,00m e 5,00m.
Sua configuração inclui 40,00m de lança telescópica e 16,00m de jib dobrável, característica da Liebherr. Conta também com motor exclusivo para o guindaste de 129kW, ou seja, bastante econômico em operação.
Já vem equipado com o Liccon 2, que é o sistema indicador de momento de carga e pode ter como opcional controle remoto bluetooth.
Entretanto apesar das maravilhas que descrevi improvável sua importação, pois em conversa com responsáveis pela América Latina da Liebherr na visita que fiz a planta de Ehingen ano passado eles tentaram fazer a importação dos equipamentos de 45t para montagem no Brasil e não tiveram uma boa experiência devido a alta carga tributária, burocracia e morosidade.
Como diria Delfim Neto "O capital é como água. Sempre flui por onde encontra menos obstáculos."
Alem do mais somente o caminhão necessário para instalação deste guindaste tem custo aproximado de R$ 500.000,00 oque dificulta e muito a concorrência com os produtos chineses, de qualidade muito inferior mas que não parece estar preocupando o mercado nacional.
Também encontraria concorrentes nacionais como a novíssima TKA e a acomodada Madal, porem estes podem ser comprados através de linhas de crédito subsidiadas, já equipamentos importados não.
Abraços e um bom final de semana a todos!
3 Comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.
Por Unknown, Às 09/08/2009, 08:27
Ricardo,
Sei que ainda é cedo para falar em recuperação, mas, com exceção da Europa, todo o mundo cresce, inclusive nos Estados Unidos, o mercado imobiliário voltou a aquecer.
abrçs
José Carlos
Por Unknown, Às 09/08/2009, 08:29
acho que a liebherr nao vai vender isso aqui no brasil nao, como ela vai dar garantia do motor inferior, do cambio, dos eixos; a liebherr vende maquina no mundo inteiro onde praticamente todas as partes da maquina são de fabricação propria, creio que somente o pneu ela terceriza ou coisas do tipo, mais somente.
a Madal inventou de vender guindaste aqui no brasil sobre caminhão e parece que nao deu certo, a maquina completa com caminhao fica cara, com tabela ruim, pesada, alta e coisas mais.
hoje do jeito que esta o mercado de venda de guindaste (Mercado de carne de vaca "todo açougue tem") o caboclo compra uma chinezinha dessas ai de 60 ton por 700.000,00, que é superior as nacionais e pronto.
acho eu que liebherr tem que ser de 100 pra cima e AT.
Tirando tudo isso, muito interessante a materia, a maquina parece bonita e bem versátil, seria um sonho aqui no brasil agente poder usar maquinas assim, igual se usa la fora.
Por Anônimo, Às 03/09/2009, 13:33
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial